Fique por dentro de todas as novidades, dicas de beleza e tire suas dúvidas sobre os produtos Anna Pegova

Colágeno: a proteína indispensável à pele

Colágeno: a proteína indispensável à pele

Envelhecimento precoce, rugas, marcas de expressão, celulite, flacidez… Esses “probleminhas” costumam preocupar muita gente e a busca por tratamentos que amenizam estas marcas estão cada vez maiores.

É aí que entra o colágeno, uma proteína fundamental que dá tonicidade podendo ser encontrada em alimentos, cápsulas e cosméticos. Seus benefícios são muitos, mas o principal deles nós já adiantamos: faz muito bem para a saúde e a beleza da pele.

O que é o colágeno?

É a principal proteína estrutural do nosso corpo. Sua função primordial é dar firmeza, sustentação e elasticidade à pele, cartilagens, músculos e estruturas do corpo que não precisam da estrutura dos ossos — apenas de suporte.

A produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células. Pelo fato do colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ele pode ter uma produção diminuída ou exagerada, causando alguns danos à nossa saúde.

Quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos), a deficiência do colágeno começa a ser notada. Nesse período fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso é de extrema importância repor esse nutriente.

Os Institutos-Boutiques Anna Pegova, têm uma equipe especializada, com dermatologistas treinados para realizar a aplicação da toxina botulínica de forma eficiente e segura.

Aos 50 anos, o organismo produz apenas 35% do colágeno necessário, já para com as mulheres devido à amenização do hormônio estrogênio durante a menopausa, a queda de colágeno é maior ainda.

Esta diminuição de concentração de colágeno no organismo pode ser atenuada através da ingestão de alimentos ricos em colágeno, sendo que para o colágeno ser sintetizado pelo organismo é necessário ingerir alimentos que contenham vitamina E e C, zinco, cobre, selênio e silício.

O silício é uma substância que está presente no nosso organismo, como no cabelo, nas unhas, nas cartilagens, na pele, enfim, desde a fase fetal e, assim também sofre com sua redução após os 30. Este é oligoelemento presente no organismo com a função de regenerar as células da pele e de estimular a produção de fibras de sustentação, elastina e colágeno.

Sendo assim, existem formas de deixar a pele sempre bonita e com aspecto jovem com uma alimentação equilibrada e rica em colágeno, e lógico, com o uso de cosméticos adequados.

Alimentos firmadores da pele:

  • Proteínas magras: iogurte desnatado, atum, ovo, salmão, peito de peru ou de frango, queijo cottage e outros
  • Vitaminas A e E: Cenoura
  • Vitaminas C: acerola, kiwi, caju, cenoura, laranja, goiaba, pepino e outros
  • Silício: tâmara, pinhão, pepino, nabo, morango, mel, aspargos, cebola, alho porro, alcachofras, banana, trigo, avelã, feijão, salsa, nabo, aveia, cevada e outros.
  • Selênio: arroz preto, salmão, avelã, frango e outros
  • Zinco: castanha-do-Pará, frutos do mar, ovos e avelã.
  • Cobre: caju, fígado bovino, cogumelos, aveia, lentilha e outros

Tipos de colágeno

Existem cerca de 16 tipos diferentes de colágeno no corpo humano. Os tipos 1, 2, 3, 5 e 10 são os mais presentes, mas entre 80 e 90% do corpo é composto pelos tipos 1, 2 e 3.

Tipo 1: Este é o mais abundante e considerado o mais forte encontrado no corpo humano. É composto por fibras que formam partes do corpo, incluindo tendões, ligamentos, órgãos e pele. É importante para a cicatrização de feridas, dando à pele a sua qualidade elástica e ‘segurando’ o tecido para não rasgar. Também é indicado para a saúde das unhas e cabelos.

Tipo 2: Ajuda a construir a cartilagem, que é encontrada nos tecidos conjuntivos. A saúde das articulações depende da cartilagem feita de tipo 2, que é benéfico para prevenir a dor articular ou os vários sintomas da artrite.

Tipo 3: É geralmente encontrado com o tipo 1 e ajuda a dar à pele elasticidade e firmeza. Também forma vasos sanguíneos e tecidos do coração. Por estas razões, a deficiência de tipo 3 tem sido associada a um maior risco de ruptura dos vasos sanguíneos e até mesmo morte precoce, de acordo com os resultados de estudos em animais.

Tipo 5: Pode ser associado ao tipo I, pois também está presente nos tendões. Ele ainda é responsável por oferecer aos tecidos do corpo a possibilidade de esticar e resistir a diversos fatores. Pode ser encontrado no sangue, nos ossos, na placenta e também na pele.

Tipo 10: Ajuda com nova formação óssea sendo benéfico para fratura óssea e cura e reparação de articulações sinoviais.

O segredo do colágeno e o que faz ter tantos benefícios está no fato de ser uma proteína que o próprio organismo é capaz de produzir, mas que pode (e deve) ser consumida via dieta ou suplementação. Ele ajuda a deixar o corpo bonito por fora e funcionando bem por dentro também.

10 benefícios do colágeno:

  • Ajuda na hidratação e elasticidade da pele;
  • Fortalece o cabelo, unhas, ossos e articulações;
  • Dá saciedade, e portanto também ajuda na perda de peso;
  • Ajuda a evitar as chamadas úlceras de pressão, que são lesões que se formam na pele quando uma parte do corpo fica muito tempo na mesma posição;
  • Reduz o surgimento de rugas e ajuda a tratar as rugas que já estão presentes;
  • Trata cicatrizes;
  • Ajuda na saúde hormonal e na saúde dos dentes;
  • Reveste o intestino, evitando inflamações;
  • Melhora a resistência dos músculos;
  • Regula a produção de insulina

4 dicas para potencializar os efeitos do colágeno

1. Beba muita água

Não se esqueça: a desidratação também é refletida na pele, que acaba perdendo brilho e elasticidade. Por isso, beba muita água todos os dias para garantir que esse efeito negativo não ocorra.

2. Evite comer frituras

Quando os alimentos são fritos, o óleo acaba virando gordura trans. Essa gordura não tem finalidade útil no organismo e pode acabar provocando inflamações e incitando a ação dos radicais livres, que afetam diretamente a produção de colágeno. Aí entra também a importância dos polifenóis, substâncias presentes em alguns alimentos e que têm potencial antioxidante, importante para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. São ricos em polifenóis: cebola, maçã, uva, linhaça, brócolis e chá verde, entre outros.

3. Controle o consumo de açúcar

Já se sabe que o excesso de açúcar pode levar a uma variedade de problemas de saúde, mas o que mais se esquecem é que muito açúcar também pode afetar a pele. Essa ação negativa que a glicose promove no organismo é chamada de glicação. Os efeitos da glicação no processo de nível celular pode comprometer a estrutura da pele, resultando em rugas, perda de elasticidade, rigidez, envelhecimento acelerado e ainda comprometendo a função da barreira de proteção da pele.Outra condição que aparece com este processo é a perda de volume no rosto devido à redistribuição de gordura ocasionando papada e deformação do contorno facial.

4. Aposte em cremes faciais

Além de comer bem e beber muita água, você também pode fazer uso de cremes faciais e protetores solares para evitar, retardar ou minimizar os efeitos do tempo e do meio ambiente sobre a pele. Todos sabemos que tomar sol é importantíssimo, até mesmo para garantir níveis adequados de Vitamina D no organismo, mas é igualmente importante usar protetor solar no rosto para evitar um aspecto mais envelhecido da pele.

5. Garanta uma boa noite de sono

Dormir bem é extremamente benéfico para a qualidade da pele, afinal é durante a noite que o nosso organismo combate os radicais livres com mais eficiência e produz o hormônio do crescimento (GH), também responsável pela renovação celular. É enquanto você está dormindo que as células organizam suas funções, descansam e reequilibram os estragos do dia, como os efeitos causados pelo sol, o vento e a poluição.


Crème Akinésine Happyskin

AKINÉSINE 2 em 1 com COMPLEXO FIRMADOR. É um anti-idade total com máxima ação: antirrugas, firmadora, protetora do DNA e iluminadora. Com ação preenchedora de rugas graças ao Ácido Hialurônico puro.









Sérum Rejuvenescedor Anti-idade Pegolift C Anna Pegova com Vitamina C Pura

Serum Rejuvenescedor e Clareador. PEGOLIFT C é um dermocosmético de penetração imediata para todo tipo de pele. Possui uma fórmula extremamente rica em elementos clareadores, além da Vitamina C Pura.






Crème pour le Cou

Creme para o pescoço e Colo com textura muito fina, penetra rapidamente sem deixar resquícios. Hidrata e favorece uma ação tonificante e firmadora, o seu uso diário permite conservar um pescoço firme.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *